Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 20 de março de 2015

Caixa de Música: Indie. (Por: Felipe Barros) #001

Fala galera!
Muito se tem falado em Indie, “eu sou indie”, “eu curto indie”, mas afinal, o que é ser indie? Indie é um estilo ou um gênero musical? Seria os dois? Alguém arrisca uma explicação?



Em 2013, foi lançado o  Nuestro grupo podría ser tu vida”, livro do grande Michael Azerrad, que conta o surgimento do movimento. Isso mesmo, indie é um movimento social.  O termo engloba diversos aspectos, como música, moda, comportamento, mito e lugar. O indie opõe-se às lógicas culturais e padrões estabelecidos pela sociedade. É uma revolução social, ou como chamávamos nos anos 90, uma “cena”.
Na música, é um subgênero. Ol Indie Rock surgiu nos anos 80, lá na gringa, nos Estados Unidos  e na Inglaterra, com influências do Grunge e Hardcore. O termo "Indie" era usado para descrever qualquer música Rock que fosse produzida por gravadoras independentes e bandas underground, nos anos 80 e 90. São os caras que não se adaptaram ao mainstream e fundaram suas próprias gravadoras e produzem seu próprio trabalho.
Falando das principais bandas do início do movimento, temos:  Sonic Youth, Big Black, The Smiths, The Stone Roses, My Bloody Valentin, etc. Nos anos 90, o movimento começa a estourar, na Inglaterra as bandas Pavement, Oasis, Blur e Placebo, tomam conta da galera. Nos Estados Unidos, o Nirvana e Pearl Jam alcançam um enorme sucesso, e suas músicas, antes alternativas (indie), se tornam  comercializáveis, indo pro mainstream, e as gravadoras tomam conta dos caras. E foi assim, que as bandas se tornaram comerciais, e passaram a ser chamadas de alternativas, enquanto que as que permaneciam no movimento indie (sem gravadoras) ficaram conhecidas como underground (“subterrâneas”, fora do cenário comercial). Pros curiosos, os indies atuais mais renomados são: Arctic Monkeys, The Strokes, Franz Ferdinand, Keane, Snow Patrol. No Brasil, A Banda mais bonita da cidade, Apanhador Só, Garotas Suecas, Vivendo do Ócio, são os de maior renome.
Já na moda, o vestuário do indie,costuma ser  os blusões de ganga ou de cabedal. Casacos, camisolas de lã, pólos,pullovers, cintos, sapatos e estampados Vintage, casacos de malha, calças justas, Reebok clássicas, sapatilhas de pano com atacadores, Doc Martens, Converse All Stars, camisolas de cores lisas ou com estampados. Os óculos de sol mais usados são os Ray-Ban Wayfarer, Clubmaster assim como óculos de sol Windsor (popularizados por John Lennon), óculos usados nos anos 80, óculos Buddy Holly.   
A galera do movimento indie é bem cultural, e nisso destaco o interesse pelas Artes e por outros campos intelectuais. Sinônimo de indie no Instagram é aquela famosa foto na livraria, tomando seu café e o livro abaixo. Eles curtem se atualizar sobre o que se passa no mundo e sobre a política, a maior parte dos seguidores deste movimento está na área das Artes, mas também nas Humanidades, mas como em tudo, existem pessoas diferentes em todas as áreas.
Portanto, ser indie é fazer parte de um movimento global. Se curte um gênero musical, tem um modo característico de vestir e pensar.  Um lema indie, que lidera o livro de Azerrad, é:
“Devo criar um sistema, se não quero ser escravo de outro homem”.  


Espero que tenham curtido, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas